No momento, você está visualizando Especialistas criticam projeto que taxa dividendos

Especialistas criticam projeto que taxa dividendos

Especialistas que participaram do J. Safra Macro Day fizeram críticas ao projetos que está em debate no Congresso para taxar dividendos

Especialistas em direito tributário criticaram o projeto de lei que tributa dividendos, durante o J. Safra Macro Day, em São Paulo. Os advogados José Henrique Longo, da PLKC, e Giancarlo Chamma Matarazzo, do escritório Pinheiro Neto, disseram que o projeto deveria ser simplificado e ajustado para evitar pontos que poderão vir a ser questionados na justiça. A tributação de dividendos é uma medida compensatória para a isenção de Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês.

Um dos pontos criticados é a retenção de 10% dos dividendos ao longo do ano para posterior compensação, que os especialistas consideram similar a um imposto compulsório. Eles também consideram que a tributação só deveria valer para dividendos de lucros gerados a partir de 2026. “A tributação retroativa, caso passe a valer para os dividendos recebidos em 2025, é ilegal”, afirmou Giarcarlo Matarazzo.

“Esperamos que o Congresso venha a revisar e simplificar o projeto, para evitar a judicialização”, afirma José Henrique Longo. Segundo ele, a isenção para quem recebe até R% 5 mil por mês representa uma correção de uma defasagem causada pela falta da correção da tabela do Imposto de Renda ao longo dos anos. Hoje a isenção vale para quem recebe até R$2.824,00 mensais. Ele defendeu um mecanismo de correção automático para evitar que a defasagem continue acontecendo.

“O projeto tem tantos pontos a serem corrigidos que seria melhor apresentar outra proposta”, afirmou Matarazzo. “A reforma do Imposto de Renda é bem vinda, mas da forma fatiada como vem sendo feita ela complica ainda mais a situação, especialmente para não residentes”, acrescentou.