Você está visualizando atualmente O impacto da inteligência artificial na contabilidade

O impacto da inteligência artificial na contabilidade

A inteligência artificial está cada vez mais presente no dia a dia das empresas, ela é considerada uma parte da ciência da computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de máquinas e programas computacionais capazes de reproduzir o comportamento humano na tomada de decisões e na realização de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas.

É possível perceber que a contabilidade é vista como uma das áreas mais tradicionais da sociedade. Entretanto, especialistas estão acompanhando as mudanças no Brasil e no mundo e identificando tendências importantes no âmbito tecnológico.

Segundo comentários de Carlos Alberto Baptistão, presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP), “a inteligência artificial vem sendo incorporada em demandas importantes da contabilidade recentemente, e deve assumir um papel operacional cada vez maior no futuro. De acordo com ele, essa é uma das novidades observadas na área contábil de diversos países ao redor do mundo. 

“IAs, em particular, são muito citadas pela sua capacidade de realizar operações repetitivas e poupar contadores de afazeres que costumam ocupar muito de seu tempo hábil. Isso significa que, daqui para frente, veremos contadores ocuparem um papel muito mais estratégico, dinâmico e consultivo dentro das empresas, o que transforma todo o mercado e traz uma nova maneira de entendermos a contabilidade”, afirma o especialista.

São várias formas em que a inteligência artificial pode ser utilizada em um escritório de contabilidade, sendo algumas como: cálculo de tributos, identificação de pontos de auditoria, realizar classificação fiscal de documentos, fazer a análise de comportamento dos indicadores de resultado, detecção de fraudes, automação de tarefas e muitas outras funções. 

O maior foco da IA consiste em não substituir os contadores, mas sim a inteligência artificial abraçará certas tarefas objetivando que os humanos possam se concentrar em atividades mais complexas, que exigem melhores insights criativos que as máquinas não tem a capacidade de realizar.

Seguindo algumas pesquisas, o famoso ChatGPT pode auxiliar os contadores com as seguintes funções: 

Dando respostas a perguntas diretas: O ChatGPT na contabilidade pode ser muito útil no apoio a contadores que possuem dúvidas pontuais ou que precisam de respostar rápidas a perguntas comuns dos contadores. Informações sobre tipos de tributação acima de determina categoria, prazos para entregas de obrigações e outras perguntas.

Resolução de problemas: por ser uma ferramenta que utiliza o cruzamento de muitos dados, o ChatGPT na contabilidade pode ser útil para que sejam encontradas resoluções para problemas contábeis. Ele pode sugerir ideias de resolução para identificar erros ou discrepâncias de informações.

Fornecendo informações sobre legislação: um problema comum entre contadores é a dúvida constante acima de uma determinada lei, se ela mudou ou se teve alguma alteração. Com a IA, o contador pode pedir ajuda para compreender quais são as últimas atualizações que foram realizadas na legislação sobre um determinado assunto. 

Também existe a nova IA da Microsoft, chamada Copilot, esta ferramenta consiste em ser um assistente integrado, alimentado por IA generativa. Ele permite interações em linguagem natural e pode auxiliar em diversas tarefas, como:

Realizar pesquisas online, encontrar informações importantes e criar resumos ou apresentações; 

Abrir aplicativos, procurar arquivos, enviar e-mails, definir lembretes e alterar configurações; 

Fazer chamadas, buscar voos, reservar hotéis ou restaurantes; 

Criar conteúdo criativo, como gráficos, imagens, texto ou código; 

Gerenciar operações de negócios, incluindo contabilidade, faturamento, estoque, marketing e atendimento ao cliente.

Alguns exemplos de uso são:

O Copilot sugere melhorias na formatação e estrutura do texto enquanto você trabalha em um documento no Word;

No PowerPoint, o Copilot facilita a criação de apresentações impressionantes com um clique, adaptando-se às suas necessidades ou usando documentos e dados existentes;

No Excel, o Copilot simplifica análises de dados e tendências em poucas etapas, eliminando a necessidade de lembrar e escrever fórmulas complexas, e cria automaticamente gráficos e tabelas;

No Teams, o Copilot resume os pontos-chave de uma reunião, incluindo opiniões dos participantes e próximos passos compartilhados.

Além delas, também está disponível o Bard, a IA desenvolvida pelo Google. O Bard utiliza um enorme conjunto de dados para gerar texto, gerar código de programação, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativos, oferecer respostas e desenvolver diálogos.

Sendo possível solicitar tarefas como:  

Escrever diferentes tipos de conteúdo criativo, como poemas, códigos, scripts, músicas e e-mail; 

Traduzir textos de outros idiomas; 

Gerar códigos de programação; 

Resolver problemas de matemática e física; 

Pedir sugestão de roteiro de vídeo; 

Responder às suas perguntas de forma abrangente e informativa, mesmo que sejam abertas, desafiadoras ou estranhas; 

Desenvolver diálogos.

Renomear, fixar e selecionar conversas recentes na barra lateral; 

Exportar códigos em Python para o Redplit e o Google Colab; 

Compartilhar respostas do Bard em aplicativos e redes sociais por links.

Fontes: https://www.prosoft.com.br/blog/qual-o-impacto-da-inteligencia-artificial-na-contabilidade/#:~:text=A%20Inteligência%20Artificial%20na%20contabilidade,por%20meio%20de%20software%20compatível

https://www.remessaonline.com.br/blog/copilot-o-que-e-e-como-funciona-a-ia-da-microsoft/

https://makrosystem.com.br/blog/entenda-como-usar-o-chatgpt-na-contabilidade/#:~:text=Veja%20abaixo%20algumas%20situações%20em,a%20perguntas%20comuns%20dos%20contadores.

https://canaltech.com.br/inteligencia-artificial/o-que-e-bard-a-ia-do-google/

Deixe um comentário