You are currently viewing As profissões mais valorizadas para 2022

As profissões mais valorizadas para 2022

A pandemia do coronavírus modificou estruturas de trabalhos e ambientes corporativos como parte do processo de adaptação às necessidades impostas nesse momento. O home office tornou-se durante o primeiro ano de pandemia a principal alternativa para as empresas não pararem suas operações, trazendo novas tendências de estruturas de trabalhos.  

Em um novo ambiente com mais dados, mais acesso a informações e consumidores muito mais informado sobre os produtos e serviços, é notável que novas profissões surjam e outras desapareçam. A globalização tornou o mercado mais competitivo em questões relacionadas a preço e qualidade e a chegada da geração millenius no mercado de trabalho trouxe novos desafios e novas oportunidades a partir de um novo ponto de vista.  

Segundo o Exame.com, diversas áreas profissionais estão inovando e criando novas oportunidades, não somente áreas de tecnologia como comumente têm sido observado até então. Confira abaixo quais são as áreas e profissões mais valorizadas em 2022:  

Área de tecnologia  

  • Desenvolvedor full stack 

O profissional desta área é responsável por ter o domínio tanto da área de front-end como também da área de back-end. Este profissional é completo quando o assunto é criação de sites, aplicativos, e-commerces e página de vendas tanto do domínio em linguagem de programações para o desenvolvimento do site como também da construção da interface, navegabilidade e técnicas de experiência do usuário para tornar o site mais acessível para os usuários finais.  

  • Analista de teste 

O analista de teste atuará cuidando e garantindo que o desenvolvimento dos softwares e sistemas estão de acordo com o planejamento e execução do projeto. Será responsável pela realização de testes em busca de bugs no sistema, monitoramento e acompanhamento para garantir a qualidade do produto e os requisitos estabelecidos pela equipe.  

Área de recursos humanos  

  • People Analytic 

O desenvolvimento de novos estudos e mais dados dentro da área de recursos humanos deu origem a profissão de people analytics. Essa nova profissão, intensificada mais nos últimos anos, tem um papel ímpar em empresas com cultura de tomada de decisões baseada em dados. A partir de pesquisas, questionários, feedbacks e a integração com outras equipes, o people analytic tem maiores informações sobre os funcionários, perfil de candidatos ideias para vagas e novas maneiras de motivar e alinhar os colaboradores ao novo mercado.  

Área de marketing  

  • Copywritter 

O copywritter, apesar de ser uma profissão mais antiga, ganhou maior notoriedade nos últimos anos com o desenvolvimento maior do marketing digital e novas estratégias de vendas pelas empresas para atrair e influenciar os consumidores a comprarem seus produtos e serviços. Esse profissional tem uma escrita especializada em vendas que, a partir de gatilhos mentais, processo de vendas, marketing e negociação irá criar textos, artigos, carta de vendas, e-mail marketing, anúncios etc com o objetivo de formar a melhor estrutura de palavras para chamar a atenção do consumidor e direcioná-lo a comprar.  

  • Analista de SEO  

A quantidade de empresas que estão trazendo o seu negócio para a presença digital tem aumentado nos últimos 2 anos. Cada vez ficando mais difícil ter melhores posições nos sites de buscas como Google e Bing, a demanda por especialistas em SEO aumentou na mesma proporção. Esse profissional é responsável por estruturar sites, artigos, título, textos, palavras-chave entre outras diversas técnicas para melhorar o ranqueamento da sua empresa e/ou conteúdo do seu negócio entre as principais posições orgânicas nos sites de busca.  

Além dessas profissões que nós temos maiores apostas para o ano de 2022, outras profissões são destaque como profissões do futuro:  

  • Analista de dados (big data e data science) 
  • Segurança da informação 
  • Especilista em energias renováveis  
  • Desenvolvedor de aplicativos 

Deixe um comentário