You are currently viewing Como a Inteligência Artificial está desenvolvendo o Metaverso

Como a Inteligência Artificial está desenvolvendo o Metaverso

A evolução da ciência resultou em tecnologias capazes de operar ações similares a do ser humano. Um exemplo muito comum de inteligência artificial são os robôs vistos em filmes e séries que retratam o futuro e são capazes de conversar, pensar, tomar decisões e até mesmo ter consciência própria. Os robôs androide sempre foram uma aposta sobre como seria o futuro. É importante ressaltar que a inteligência artificial não necessariamente está relacionada a uma forma física, em outros casos se caracterizam à uma inteligência comutacional. 

Nos últimos 5 anos, as pesquisas sobre o conceito de inteligência artificial aumentaram 5 vezes mais, de acordo com os dados obtidos no Google Trends. Cada vez mais presente em nossas vidas, a inteligência artificial tem mudado a forma de se comunicar, trabalhar, consumir e, também, auxiliar na área da saúde, quem tem sido beneficiada pelos avanços da inteligência artificial.  

Atendentes viutais e chatbots são exemplos de como a inteligência artificial está mudando a forma de consumir e se comunicar no mundo moderno. Por conta dessa tecnologia, empresas estão sendo capazes de agilizar e melhorar a comunicação com clientes, entregando respostas aos problemas propostos e reduzindo tanto o custo operacional de um atendente telefônico, como, também, reduzindo o tempo de resposta no atendimento ao consumidor, que antes passava um tempo considerável esperando a disponibilidade de ser atendido por alguém. Foto: Facebook 

Na área da saúde, a criação de robôs visa complementar a eficácia de uma serviços médicos, como analisar se uma cirurgia foi de fato bem sucedida. Com a supervisão dos médicos profissionais, os robôs já são capazes de até mesmo operar pacientes em salas de cirurgias, com uma precisão ainda mais elevada que teríamos em mãos humanas. Esse tipo inteligência robótica tem sido um sucesso e muito bem aceita pelo meio acadêmico, sobretudo, por ter uma taxa elevada de acerto médico.  

Afinal, o que é o metaverso e o que tem a ver com a inteligência artificial?  

O metaverso é um mundo virtual que replica características da realidade. Esse mundo é coletivo, compartilhável e detém características individuais de cada pessoa presente nesse ambiente, isto é, no metaverso você tem seu próprio avatar. Através do metaverso, você poderá consumir, comprar e comercializar bens e serviços digitais utilizando moedas digitais, criando autenticidade sobre o que você compra a partir da tecnologia NFT.  

Ainda não existem garantias se o metaverso se tornará uma realidade ou não, entretanto, já existe uma corrida entre empresas para ser a primeira a projetá-lo, como a Meta, Nvidia e a Roblox.  

Para construir o metaverso será necessário justamente o uso da inteligência artificial. Exemplos que já existem, são as tecnologias de realidade virtual, realidade aumentada, internet das coisas e também o NFT, que serve para interligar o mundo real ao mundo virtual e conseguir levar a mente humana a um novo plano ainda desconhecido.  

Tudo isso só será possível com o avanço da tecnologia, capital intensivo em investimentos e muita pesquisa e desenvolvimento. É o futuro batendo em nossas portas! 

Deixe um comentário