Você está visualizando atualmente Contabilidade como instrumento de gestão e seus principais índices para tomada de decisão

Contabilidade como instrumento de gestão e seus principais índices para tomada de decisão

“A contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões”, menciona José Carlos Marion.

 A contabilidade consegue auxiliar no interior das empresas, porque tem a possibilidade de reunir todas as informações necessárias para auxiliar os gestores nas tomadas de decisão.

 De acordo com Sérgio de Iudícibus “a contabilidade pode ser conceituada como o método de identificar, mensurar e comunicar informação econômica, financeira, física e social, a fim de permitir decisões e julgamentos adequados por parte dos usuários da informação”. Por isso, é notável que a contabilidade estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das organizações, por meio do registro, classificação, demonstração, análise e interpretação desses fatos e oferece a informação e orientação necessárias para a condução dos assuntos gerais no tocante à administração de uma organização.

Utilizando as informações providas pela contabilidade, o gestor passa a ter ótimas condições de avaliar seu negócio, tendo em vista prováveis situações futuras. Essas informações podem definir ações planejadas, considerando diversas situações e cenários, aumentando a possibilidade de sucesso da organização.

Figueiredo e Caggiano (2008, p. 17) definem o processo de tomada de decisão como “uma sequência lógica de etapas que expressam a racionalidade com a qual os gestores buscam soluções ótimas para os problemas da empresa” e Chiavenato (2000, p. 348), acrescenta que, tomada de decisão é o “processo de análise e escolha entre as alternativas disponíveis de cursos de ação que a pessoa deverá seguir”.

Sendo assim, a contabilidade gerencial possibilita um melhor controle quanto aos elementos que influem diretamente na empresa, como as decisões sobre aquisições, contratações, investimentos etc., havendo a possibilidade de controles mais efetivos, além de planejamentos mais consistentes que permitam ao gestor uma visão mais ampla sobre o desenvolvimento de suas ações e o impacto que causam na empresa.

Fonte: https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/a_contabilidade_como_ferramenta_de_gestao_empresarial_25-06-13_1.pdf

Este post tem um comentário

  1. tlovertonet

    Hi there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be ok. I’m definitely enjoying your blog and look forward to new updates.

Deixe um comentário