Já ouviu falar em Design Thinking?
Segundo as pesquisas, o Design Thinking é um método para estimular ideação e perspicácia ao abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
As bases do design thinking
Empatia
Significa se colocar no lugar do outro para entender melhor seus sentimentos, seu comportamento e seus desejos. Com isso, é possível traduzir observações em insights que podem melhorar a vida das pessoas.
Experimentação
É importante experimentar ideias e arriscar, pois se aprende muito com o erro. Isso permite descobrir caminhos inusitados. De acordo com Linus Pauling, ganhador do Prêmio Nobel de Química e da Paz: “Para ter uma boa ideia, você antes precisa ter muitas ideias”. A tarefa é ter, colaborativamente, o maior número de ideias e, depois, prototipar as melhores.
Prototipação
Significa criar modelos do que será o serviço ou o produto, para avaliar se é viável, desejável e praticável. Trata-se de concretizar as ideias, para que outras pessoas tenham condições de ver, criticar e contribuir.
O design thinking é centrado no ser humano, altamente colaborativo, experimental, otimista e visual. Assim, é preciso acreditar que se pode fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para chegar ao novo, impactar positivamente as pessoas e criar soluções de negócio inovadoras. Prototipar é usar a criatividade para transformar desafios em oportunidades.
Raoni Pereira, Design Thinker da Echos (Escola de Design Thinking) e especialista em facilitar processos de aprendizagem utilizando o design como instrumento de transformação, aponta que a importância de se utilizar o método em empresas é enorme, principalmente nos dias atuais, já que surgem desafios para novos negócios.
“Esses novos desafios estão relacionados a conseguir operar na complexidade, cada vez maior, lidando com a diversidade, cada vez mais importante. Também com o avanço exponencial da tecnologia, mais presente no nosso dia a dia. Nesse cenário o design se apresenta como um caminho eficaz de aprendizagem e inovação, trazendo clareza para lidar com as demandas de transformações rápidas e volatilidade enfrentadas pelos negócios”, explica.
Como o design thinking surgiu?
Embora a noção de design como uma “forma de pensar” tenha sido esboçada por Herbert A. Simon, no livro The Science of the Artificial, de 1969, o processo ganhou maior notoriedade por conta de duas figuras conhecidas do Vale do Silício.
Um deles é David Kelley, professsor da Universidade de Stanford que fundou a consultoria de inovação IDEO, e seu colega Tim Brown, atual CEO desta mesma consultoria e autor de “Change by Design” (em português, “Design Thinking – Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias”).
Popularizada pela consultoria, a abordagem foi apresentada e discutida no Fórum Econômico Mundial de Davos, em 2006. Dois anos depois, estampou uma das capas da Harvard Business Review. A partir daí, o mundo tinha os olhos voltados ao design thinking.
Fontes: https://www.napratica.org.br/design-thinking-o-que-como-funciona/