Você está visualizando atualmente Planejamento tributário para empresas que estão no regime do lucro presumido e lucro real

Planejamento tributário para empresas que estão no regime do lucro presumido e lucro real

Em primeiro lugar devemos entender o que é o planejamento tributário e qual é sua importância. O planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela.

É uma forma totalmente lícita, garantindo as empresas muito mais autonomia e segurança, interferindo diretamente na estabilidade e lucratividade de uma empresa.

Esse planejamento é muito importante, já que no Brasil as empresas sofrem com as questões fiscais. São vários os impostos, taxas e contribuições que precisam pagar, sempre em alíquotas bastante significativas, e mediante procedimentos demasiadamente burocráticos e complexos.

Uma das partes essenciais para um bom planejamento é escolher um regime tributário ideal. Essa escolha deve ser a sua prioridade. E para decidir com segurança, entenda mais sobre as particularidades de cada regime tributário. Cada um oferece vantagens e desvantagens.

Lucro Real x Lucro Presumido: entenda as diferenças

Além do lucro real e lucro presumido também temos o Simples Nacional, as principais diferenças entre os regimes tributários Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real são o limite de faturamento, a base de cálculo e as alíquotas cobradas pelos impostos.

O que é Lucro Real? É um regime tributário no qual o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de uma empresa é feito com base no lucro efetivo que esse negócio teve dentro do período de apuração, após ser ajustado por adições e/ou exclusões de despesas.

Isso significa que, quanto maior for a lucratividade, maiores serão os valores dos impostos a serem pagos. No entanto, o oposto também é válido, isto é, se não houver lucro, ou a empresa tiver prejuízo, ela está dispensada do pagamento de tributos daquele período.

O Lucro Real pode ser a opção tributária de qualquer empresa. Entretanto, instituições com faturamento acima de R$ 78 milhões no no ano-calendário ou ano anterior são obrigados a se enquadrarem no Lucro Real.

Como também fazem parte da obrigatoriedade desse regime tributário:

Empresas do setor financeiro, tais como bancos, cooperativas de crédito, financeiras, entre outras; empresas de factoring; empresas com benefícios fiscais, a exemplo da isenção ou redução de impostos; empresas com lucro ou fluxo de capital originário de outro país.

O que é Lucro Presumido? É um regime tributário em que a empresa faz a apuração simplificada do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). A Receita Federal presume que uma determinada porcentagem do faturamento é o lucro. Com esse percentual de presunção, não será mais necessário comprovar para o fisco se houve ou não lucro no período do recolhimento dos impostos.

Os requisitos para aderir ao Lucro Presumido são apenas que se faturem abaixo de R$ 78 milhões anuais e que não se opere em ramos específicos.

As empresas que utilizam esse regime têm alíquotas de imposto que podem variar de acordo com o tipo de atividade que exercem. As porcentagens vão de 1,6% até 32% sobre o faturamento.

Lucro Real e Lucro Presumido

A grande diferença em relação ao Lucro Presumido é que, no Lucro Real, o imposto é diretamente ligado ao lucro da empresa. Se a empresa está operando com prejuízo, por exemplo, ficará desobrigada de recolher os impostos que incidem sobre o lucro.

Em razão disso, quem possui custo operacional muito alto e uma margem de lucro pequena poderá encontrar no lucro real a melhor opção para pagar os impostos.

Dessa forma, escolher qual será o regime tributário mais vantajoso para a sua empresa não é tarefa árdua quando se têm em mãos as informações necessárias. É sempre essencial avaliar bem as características do seu negócio, as especificidades de cada tributo e opção tributária.

Fontes: https://www.treasy.com.br/blog/lucro-real-ou-lucro-presumido-qual-melhor-regime-de-tributacao-para-minha-empresa/ https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/lucro-presumido/#:~:text=O%20Lucro%20Presumido%20é%20um,do%20faturamento%20é%20o%20lucro.

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/simples-nacional-lucro-presumido-e-lucro-real/

Sobre a Prisma

A empresa Prisma BPO Consultoria E Assessoria Empresarial Ltda está localizada no Rio de Janeiro, tem como objetivo cuidar da gestão contábil, fiscal e departamento pessoal das médias e grandes empresas de forma transparente, eficiente e com foco nos resultados, por meio dos serviços de Consultoria empresarial e de Business Process Outsourcing (BPO).

Este post tem 4 comentários

  1. nimabi

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

  2. nimabi

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

  3. nimabi

    Thank you very much for sharing, I learned a lot from your article. Very cool. Thanks. nimabi

Deixe um comentário