Você está visualizando atualmente Importância das metodologias ágeis no cotidiano de uma empresa

Importância das metodologias ágeis no cotidiano de uma empresa

Metodologias ágeis são um conjunto de estratégias que, quando usadas na gestão empresarial possibilitam e proporcionam respostas rápidas na resolução de problemas, permitindo que as entregas sejam feitas por meio da otimização de tempo e recursos financeiros e, mais ainda, sem jamais deixar de nutrir a boa qualidade e excelência no que é feito e em como tudo isso é administrado.

Como a proposta é que toda inovação seja boa, as metodologias ágeis atualmente têm sido usada pela maioria das empresas e nichos variados.

As metodologias ágeis são fundamentais para otimizar o trabalho de uma empresa. Elas permitem que os processos sejam realizados de maneira mais eficiente, eficaz e ágil, permitindo que a empresa obtenha melhores resultados. Além disso, elas também possibilitam que os colaboradores trabalhem com mais autonomia e menos restrições, o que gera maior satisfação e motivação no ambiente de trabalho.

Outro ponto importante das metodologias ágeis é que elas permitem que as tarefas sejam divididas em etapas mais curtas, o que facilita o acompanhamento do andamento do processo, bem como a identificação e solução de problemas mais rapidamente. Além disso, elas também permitem que os processos sejam mais flexíveis, o que permite que os colaboradores se adaptem às mudanças de maneira mais eficaz.

Dessa forma, as metodologias ágeis também permitem que as empresas se mantenham atualizadas com as novas tendências e tecnologias, garantindo que estejam à frente dos seus concorrentes. A aplicação destas metodologias podem ajudar a melhorar os processos da empresa, aumentar a produtividade e gerar resultados mais satisfatórios.

Confira, a seguir, três exemplos de metodologias ágeis que são bastante utilizadas por empresas no Brasil e no mundo todo.

Scrum

Este é um dos métodos ágeis mais conhecidos e empregados. A sua aplicação incide no desenvolvimento de projetos que devem ser entregues em um curto prazo.

Uma vez colocado em prática, o Scrum permite a criação de ciclos, também conhecidos como Sprints, que se apresentam como intervalos de tempo para que cada uma das etapas seja desenvolvida.

Deste modo, após a conclusão de uma etapa, realiza-se uma revisão do produto para que, assim, ele possa ser aprovado. Somente após este processo, é que as equipes de uma empresa passam para o próximo Sprint.

Lean

O Lean é muito utilizado na rotina de startups, além de ser indicado para o desenvolvimento de projetos que sejam mais objetivos e enxutos.

Ao colocá-lo em prática, o gestor pode não somente identificar como também eliminar todos os desperdícios encontrados nas operações, garantindo a redução de custos.

Além disso, também é possível colher outros benefícios por meio do Lean, tais como simplificação das tarefas, aumento da produtividade e a melhoria em cada uma das entregas.

Kanban

Na lista de principais metodologias ágeis também encontra-se o Kanban. Aqui, os gestores possuem à disposição um checklist que permite compreender todo o desenvolvimento de um projeto.

O Kanban vem se apresentando como um dos métodos mais utilizados nas empresas, visto que ele apresenta grande adaptabilidade aos diferentes modelos de negócio.

A padronização dos processos de uma empresa é feita de forma visual, na qual cria-se um quadro, dividido nas tradicionais categorias: to dodoing e done (a fazer, sendo feito e já feito, respectivamente).

Além desses três métodos ágeis, vale a pena citar alguns outros bem relevantes, como Smart, SAFe, ASD e FDD.

Deixe um comentário