Você está visualizando atualmente  A importância do planejamento tributário preventivo e o impacto para a gestão da empresa – Tax Alert

 A importância do planejamento tributário preventivo e o impacto para a gestão da empresa – Tax Alert

O planejamento tributário é essencial para a saúde de uma empresa, porém muitas vezes é esquecido por alguns estabelecimentos. Segundo as pesquisas o planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos.

Ou seja, o planejamento tributário consiste em traçar estratégias para pagar menos tributos se mantendo dentro da legalidade. Além disso, serve para encontrar problemas com as obrigações a serem cumpridas ao fisco e procedimentos operacionais, que se ajustados antes de processo fiscalizatório evita sanções de ordem administrativa e financeira.

É muito importante para as empresas, tendo em vista que atualmente o Brasil é um dos países que mais cobra impostos. Quando você passa a analisar melhor essas taxas devidas e consegue planejá-las com mais eficiência, reduz os custos finais de produtos e serviços para a sua empresa e, consequentemente, para os seus clientes.

Então, iremos citar alguns tipos de planejamento tributário:

Planejamento tributário estratégico:

O planejamento estratégico está relacionado com a mudança de algumas características estratégicas da empresa, tais como: estrutura de capital, localização geográfica, contratação de mão de obra, terceirização de determinadas operações, entre outras.

Planejamento Tributário Operacional:

Já o operacional refere-se aos procedimentos que já são prescritos pelas normas ou pelo costume, seja em relação à forma de tributação das operações ou até mesmo à forma de contabilizar determinada ocorrência.

Além do Planejamento Tributário Estratégico e Operacional, podemos indicar ainda três tipos de Planejamento Tributário que estão relacionados ao momento da execução. São eles: Preventivo, Corretivo e Especial.

Planejamento Tributário Preventivo:

É desenvolvido continuamente por meio de orientações e manuais de procedimentos, especialmente nas atividades de cumprimento das obrigações principais e acessórias. É feito, naturalmente, antes de alguma “escolha errada” ser feita, por isso o nome de preventivo.

Planejamento Tributário Corretivo:

Acontece quando é detectada alguma anormalidade e, então, realiza-se o estudo de alternativas para as correções das inconsistências identificadas. O método é uma excelente forma de reduzir uma possível exposição ao fisco, mas também pode ser utilizado para recuperar valores monetários “deixados na mesa”, ou seja, créditos fiscais que não foram apropriados ou até mesmo débitos realizados de forma indevida.

E Planejamento Tributário Especial:

Esse tipo de Planejamento Tributário acontece em função de um determinado fato que impacta diretamente na operação da empresa, tais como: abertura de filiais, lançamento de novos produtos, aquisição e ou alienação da empresa, processos societários de reestruturação (cisão, fusão, incorporação), entre outros. Deve ocorrer sempre que a empresa tiver eventos que venham a impactar nas suas operações de forma determinante.

Fonte: https://www.treasy.com.br/blog/planejamento-tributario/


Tax Planning da Prisma

Com ampla experiência em projetos de consultoria de natureza fiscal, a Prisma já proporcionou ganhos fiscais de mais de R$ 50 milhões aos clientes por meio da equipe de Tax Planning, que atua nos seguintes projetos:

Identificação de oportunidades tributárias

Planejamento tributário

Emissão de parecer e consultas

Implementação de benefícios fiscais

Modelagem empresarial com foco em minoração da carga tributária

Deixe um comentário